Noite de Natal. Madeiros 2008. Malta de 90.

Hoje Dia de Natal, ontem, vésperas de Natal. Foi a Ceia de Natal, a Missa do Galo, e depois, como manda a tradição, o vislumbrar dos Madeiros a arder, cantando, adorando o Menino Jesus. Este Ano, com a rapaziada de 90 a fazer o Madeiro, foram buscar troncos de castanheiros à nossa Serra, colocaram-nos no largo da Igreja, e a tão esperada noite, lá chegou.
Chegando a Noite de Natal, os Madeiros começaram a arder cerca da 22:40h, com já algumas pessoas esperando, tentando-se aquecer, porque a noite estava fria. Depois à meia-noite começou a Eucaristia, a Missa do Galo. Este Ano, com menos gente que em Anos anteriores, onde a Igreja enchia, muitas Pessoas tinham que ficar de pé. Este Ano, ainda existiam alguns lugares vazios.
Ao fim da Missa, o também já tradicional beijar do Menino. Depois, já cá fora, o admirar do lindo presépio realizado pelos Escuteiros. Parabéns aos intervenientes. Nesse mesmo tempo, as pessoas começaram-se a juntar em volta do Madeiro, aquecendo-se, vendo o Madeiro arder. Nesse momento, uma iniciativa muito bonita, louvável, por parte da malta de 90, fizeram uma homenagem ao Zé Carlos Vicente, que há pouco mais de sete anos faleceu num acidente à porta de casa, num acidente com uma máquina, a 7 de Novembro de 2001. Uma Homenagem muito bonita, a um rapaz também nascido no Ano de 1990.
Depois disto, a Noite dos Madeiros foi acontecendo, batendo no Madeiro, cantando para adorar o Menino Jesus. E assim mais uma Noite de Natal se passou. Que para Ano estejamos cá todos outra vez......

Comentários

As publicações mais vistas

Homenagem ao grande Bruno que partiu…

Cogumelos (ou tortulhos, como em algumas zonas lhe chamam).

A Gastronomia na Vila do Ferro